Você pode enviar pedidos de acesso à informação e manifestações de ouvidoria por meio da Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação do Poder Executivo Federal (Fala.BR). Mais de 300 órgãos e entidades federais estão disponíveis na ferramenta.
Lá, é possível:
- Fazer pedidos de acesso à informação
- Fazer denúncias
- Registrar ainda sugestões, dúvidas, solicitações, elogios ou reclamações
O canal de contato oficial do Portal da Transparência é o Fala.BR.
OPÇÕES DE REGISTRO NO FALABR
- Pedido de Acesso à Informação: solicite informações públicas produzidas ou custodiadas pelo poder público, ressalvadas as hipóteses de sigilo legalmente estabelecidas
- Reclamação: demonstre sua insatisfação relativa à prestação de serviço público e à conduta de agentes públicos na prestação e na fiscalização desse serviço.
- Elogio: demonstre reconhecimento ou satisfação sobre o serviço público oferecido ou o atendimento recebido
- Solicitação: peça a adoção de providências por parte dos órgãos e das entidades da administração pública federal
- Denúncia: comunique a ocorrência de ato ilícito, a prática de irregularidade por agentes públicos ou de ilícito cuja solução dependa da atuação dos órgãos apuratórios competentes.
- Sugestão: registre ideia ou proposta de melhoria de atendimento de serviços públicos prestados por órgãos e entidades da administração pública federal.
- Simplifique: encaminhe proposta de solução para simplificação da prestação de determinado serviço público (precário, obsoleto, burocrático ou ineficiente).
ATENÇÃO: Não deixe de acessar, ainda, a ferramenta "Busca de Pedidos e Respostas", que disponibiliza pedidos de informação já respondidos.