Perguntas Frequentes
Licitações e contratações
Licitação é o processo por meio do qual a Administração Pública
contrata obras, serviços, compras e alienações. Em outras palavras,
licitação é a forma como a Administração Pública pode comprar e vender.
A Administração Pública precisa licitar para garantir que a proposta mais vantajosa seja selecionada, para garantir igualdade de condições a todos que queiram contratar com o Poder Público e para promover o desenvolvimento nacional sustentável.
Nos casos de concorrência, tomada de preço, dispensas de licitação e inexigibilidades é obrigatório o termo de contrato
Porém, nos demais casos, podem ser usados outros instrumentos no lugar do termo do contrato, como nota de empenho de despesa ou ordem de execução de serviço, carta-contrato, autorização de compra.
O Portal apresenta todas as licitações do Poder Executivo Federal, existentes no SIASG, cuja data de registro da licitação seja superior a 01/01/2013 ou para as quais haja execução de despesa associada posterior a 01/01/2013.