COP30 no Brasil: Transparência Pública

Em 2025, o Brasil sediará a 30ª Conferência das Partes (COP30), maior evento global para discussão e negociações sobre mudanças climáticas. Entre os temas discutidos, estão: redução de emissões de gases de efeito estufa; adaptação às mudanças climáticas; financiamento climático para países em desenvolvimento; tecnologias de energia renovável; preservação de florestas e biodiversidade; e justiça climática.

Por conta disso, a Controladoria-Geral da União (CGU), em parceria com representantes da sociedade civil e do governo no Conselho de Transparência, Integridade e Combate à Corrupção (CTICC), criou este espaço para dar visibilidade aos recursos públicos federais utilizados na preparação do encontro. É possível, por exemplo, ter acesso a investimentos públicos para a COP30, bem como ao dinheiro empregado nas obras de aprimoramentos da sede, em Belém (PA).

A última atualização da página foi em agosto de 2025



Destaques - COP30

Investimentos

R$ 4,2 bilhões

Via Orçamento-Geral da União e financiamentos do BNDES e de Itaipu

Obras Públicas

22 obras

Voltadas para áreas como turismo, saneamento e infraestrutura

Público Esperado

40 mil pessoas

Para os principais dias da Conferência da ONU sobre Mudanças do Clima

Participantes

198 países

Signatários da Convenção das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas

Informações Úteis da COP30

A COP30 dará continuidade ao Acordo de Paris, assinado na COP21, e às discussões das COPs anteriores. As metas de limitar o aumento da temperatura global a 1,5°C e os compromissos de financiamento climático serão tópicos centrais para monitorar o progresso desde a COP29 e acelerar ações futuras.

Os principais desafios incluem alinhar os compromissos de países desenvolvidos e em desenvolvimento em relação ao financiamento climático, garantir que as metas de redução de emissões sejam compatíveis com a ciência climática e lidar com os impactos socioeconômicos das mudanças climáticas em populações vulneráveis.

Perguntas Frequentes

As informações relacionadas à COP30 que são abrangidas pelas consultas temáticas do Portal da Transparência seguem a periodicidade de atualização usual da ferramenta, conforme o fluxo publicado na seção “Origem e Atualização”: Despesas Públicas (diária), Convênios e Outros Acordos (quinzenal) e Contratos (mensal).

Já as informações relacionadas às licitações e contratações executadas pela Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI) serão atualizadas mensalmente, a partir da consolidação e envio por parte da Secretaria Extraordinária para a COP30 (Secop), da Casa Civil da Presidência da República. Para mais informações, acesse a seção "Investimentos Federais".

O Portal da Transparência oferece um conjunto de informações estruturadas sobre a execução orçamentária e financeira do Orçamento, sendo possível detalhar os valores de recursos federais relacionados à COP30 - concentrados na ação orçamentária 21GZ "Organização e Realização da COP 30" - até o nível de documentos de despesa, como as notas de empenho (promessa de pagamento) e ordens bancárias (efetivo pagamento). Para mais informações, acesse a seção "Investimentos Federais".

Sim. A página temática da COP30, no Portal da Transparência, detalha a execução dos valores em dois projetos de cooperação internacional, firmados entre o Governo Federal e a Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI), por meios dos convênios 1AATKM e 1AAVWZ: o Projeto de Cooperação nº 1/2024 (planejamento estratégico e acompanhamento da COP30) e o Projeto de Cooperação nº 2/2024 (preparação, organização e realização do evento). Para mais informações, acesse a seção "Investimentos Federais".



    Assuntos Relacionados

    portal-web-p-deployment-5d64fc548-52tms


    Formulário de dúvidas