Portal do Governo Brasileiro

OK

05/11/2009
Portal informa sobre a destinação de mais de R$ 6 trilhões em recursos públicos

O cidadão brasileiro tem à disposição, por meio da internet, dados sobre o uso que o poder público dá a mais de R$ 6 trilhões em recursos do Governo Federal, verbas que têm origem principalmente no recolhimento de impostos. As informações estão no Portal da Transparência, que nesta semana recebeu nova carga de informações.

Com a inclusão mais recente de dados, o Portal, uma iniciativa da Controladoria-Geral da União (CGU), acumula o total de 868.487.530 registros sobre 5.626 ações governamentais, conseqüência de 536 programas oficiais. Há informações inclusive sobre os favorecidos pelos créditos, 24,487 milhões de pessoas jurídicas e físicas, entre os quais os beneficiários dos programas sociais.

O Portal da Transparência do Governo Brasileiro é hoje referência internacional e conquistou reconhecimento por meio de premiações, inclusive das Nações Unidas. Desde novembro de 2004, esse meio de comunicação busca facilitar e incentivar o controle social. Qualquer cidadão, sem a necessidade de senha, pode acompanhar a execução orçamentária dos programas e ações do Governo Federal.

No último mês, outubro, dois meses antes de completar cinco anos, o Portal da Transparência alcançou 181 mil visitas, recorde mensal. Como o internauta navega em busca das informações, chegou a 2,2 milhões o total de acessos às diversas páginas do sítio eletrônico, número também inédito desde que o serviço está na internet. Desde a criação, o total de visitas é superior aos 3,9 milhões.

 

Assessoria de Comunicação Social
Controladoria-Geral da União

voltar para o menu acessível