Portal do Governo Brasileiro

OK

15/01/2009
Nota - Saques com cartão de pagamento da UnB

Os saques consecutivos de R$ 1 mil feitos por um professor da Universidade de Brasília (UnB) com o Cartão de Pagamento do Governo Federal já tinham sido detectados pela Controladoria-Geral da União, que, em novembro do ano passado, cobrou justificativas à Universidade. No mesmo mês, precisamente em 25 de novembro, a UnB apresentou explicação inicial, informando que os saques foram feitos no âmbito de um projeto científico desenvolvido no interior do Estado do Pará, em parceria com a Universidade canadense de Quebec.

Nas informações iniciais, a UnB adiantou que o trabalho se desenvolve em áreas remotas do Pará (a várias horas de barco da cidade de Santarém, em área onde não existe possibilidade de pagamento por débito automático), sendo o saque a única alternativa para pagar as despesas do projeto, que envolve a permanência de pelo menos 20 pessoas durante 40 dias em trabalhos de campo.

As despesas envolvem, principalmente, deslocamentos em barco e em motocicletas, compra de combustível e de provisões, consertos em barcos e motos, travessias em balsas, entre outras. No prazo regulamentar, a UnB deverá encaminhar à CGU a prestação de contas final, ocasião em que haverá a apreciação definitiva da legalidade das despesas.

Assessoria de Comunicação Social
Controladoria-Geral da União

voltar para o menu acessível