Portal do Governo Brasileiro

OK

10/09/2013
CGU realiza teste de usabilidade do Portal da Transparência com voluntários

Secretário Federal de Controle fala, no Senado, da atuação da CGU no Sistema “S”

Marinaldo Sousa elogiou a proposta de aperfeiçoamento do Portal da Transparência

A Controladoria-Geral da União (CGU) promove, entre os dias 4 e 13 de setembro, teste de usabilidade do Portal da Transparência com dez voluntários, com o objetivo de mapear, a partir dos apontamentos dos usuários, os problemas e as possíveis melhorias do Portal para fins de reestruturação e reformulação.

Segundo o servidor da CGU Giovanni Viana, da Diretoria de Sistemas e Informação e responsável pelo acompanhamento dos testes de usabilidade, “a iniciativa visa identificar alguns problemas do Portal que não notamos com nossa visão viciada, de quem mexe com regularidade e sabe os atalhos. Portanto, queremos mapear o que podemos mudar, além de escutar as possíveis melhorias dos cidadãos”, afirmou.

O teste – que dura, em média, uma hora – é composto por 10 perguntas, que abarcam os temas mais procurados no Portal, além de todos os módulos e categorias. Dessa forma, o voluntário é estimulado a respondê-las e assinalar se acha fácil ou difícil cumprir a tarefa. No caso de dificuldade, o usuário tem espaço para sugerir possíveis soluções e melhorias. Para finalizar, também são realizadas perguntas sobre a experiência de uso e percepção do site pelo usuário.

O voluntário Marinaldo Sousa fez o teste na manhã desta segunda-feira (9) e elogiou bastante a proposta de aperfeiçoamento do Portal da Transparência. “Eu já usei o Portal e sei como ele pode auxiliar a verificar e controlar os gastos públicos. Quero poder ajudar a melhorá-lo”, destacou Sousa. O voluntário ainda ressaltou a importância de se ter uma ferramenta como essa, aberta e ao alcance de todo o cidadão. “É um instrumento muito transparente. Pode-se cobrar os governantes, ver como o dinheiro é gasto, até denunciar”, afirmou.

Participam do teste usuários de todos os perfis, entre estudantes universitários, estudantes de nível médio e até um pós-doutor, por exemplo. De acordo com Viana, a próxima etapa será de testes de carding sorting, fase na qual outros voluntários serão encorajados a agrupar as informações do site, da forma mais lógica e intuitiva para cada um deles, em categorias.

Portal da Transparência

O Portal da Transparência do Governo Federal é uma iniciativa da Controladoria-Geral da União, lançada em novembro de 2004, para assegurar a boa e correta aplicação dos recursos públicos. O objetivo é aumentar a transparência da gestão pública, permitindo que o cidadão acompanhe como o dinheiro público está sendo utilizado e ajude a fiscalizar.

No Portal, é possível encontrar informações sobre: transferências de recursos; gastos diretos; participação e controle social; servidores; imóveis funcionais; receitas previstas; dados diários sobre execução orçamentária; páginas de transparência de estados e municípios; entre outros.

Assessoria de Comunicação Social
Controladoria-Geral da União

voltar para o menu acessível