Portal do Governo Brasileiro

OK

07/02/2006
Portal da Transparência já tem mais de 300 milhões de informações

O Portal da Transparência já exibe cerca de 304 milhões de informações, envolvendo recursos federais da ordem de R$ 1,880 trilhão. Os números do Portal estão atualizados até o mês de dezembro de 2005.

O Portal (www.portaldatransparencia.gov.br) foi criado no governo Lula, no âmbito da Controladoria-Geral da União, para dar mais transparência à administração, permitindo que qualquer cidadão possa acompanhar a execução dos programas e ações do Governo Federal, passando a ser um fiscal da correta aplicação dos recursos públicos, sobretudo no que diz respeito às ações destinadas à sua comunidade.

Na página, as informações são disponibilizadas ao usuário em linguagem simples e navegação amigável, podendo ser acessada sem qualquer restrição ou necessidade de uso de senhas, numa versão "cidadã", compreensível, inclusive, por pessoas sem familiaridade com o sistema orçamentário brasileiro. No site, pode-se consultar, por exemplo quanto foi repassado pelo Fundef para qualquer município do País ou mesmo quem são os beneficiários do Bolsa Família, quanto receberam e em que meses.



voltar para o menu acessível