Você está aqui: Início » Páginas Internas » Dicionário de Dados - Documento de Empenho

Dicionário de Dados - Documento de Empenho

Documento de Empenho

O empenho é um documento utilizado pelo governo para reservar o dinheiro que será pago quando um bem for entregue ou um serviço concluído. Um empenho pode ter os seus valores atualizados e consta apenas na planilha do dia em que houve a última alteração. Assim, em caso de atualização, seu registro na planilha antiga é excluído, evitando duplicações.


Coluna Descrição
Id EmpenhoCódigo que identifica unicamente um Empenho no Portal da Transparência.
Código EmpenhoCódigo que identifica unicamente um Empenho no Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (SIAFI). É composto por 6 dígitos da Unidade Gestora (UG) + 5 dígitos da Gestão + 11 dígitos do Empenho.
Código Empenho ResumidoCódigo do Empenho sem a UG e sem a Gestão. Pode se repetir entre as diferentes Unidades Gestoras/Gestões.
Data EmissãoData de emissão registrada no SIAFI para o Empenho.
Código Tipo DocumentoCódigo de 2 dígitos especificando o Tipo do Documento. No caso dos documentos de Empenho, o código é "NE" (Nota de Empenho).
Tipo DocumentoDescrição do Tipo do Documento. No caso dos documentos de Empenho, a descrição padrão é "Nota de Empenho".
Tipo EmpenhoIndica se o Empenho é do tipo Global, Estimativo ou Ordinário.
Espécie EmpenhoCampo existente até 2020 indicando se o Empenho era de Reforço, Cancelamento, Estorno, Anulação ou Original. A partir de 2021, as alterações no Empenho são registradas em histórico do próprio Empenho original (planilha AAAAMMDD_Despesas_ItemEmpenhoHistorico.csv).
Código Órgão Superior

Código SIAFI do Órgão Superior emitente do documento. Órgão Superior é a Unidade da Administração Direta que tem entidades por ele supervisionadas.

Fonte: Manual do SIAFI.

Órgão SuperiorNome do Órgão Superior emitente do documento.
Código ÓrgãoCódigo SIAFI do Órgão emitente do documento, subordinado ao Órgão Superior. Órgão Subordinado é a entidade supervisionada por um Órgão da Administração Direta. 
ÓrgãoNome do Órgão emitente do documento.
Código Unidade GestoraCódigo da Unidade Orçamentária ou Administrativa que realiza atos de gestão orçamentária, financeira e/ou patrimonial.
Unidade GestoraNome da Unidade Gestora.
Código GestãoCódigo SIAFI que permite a uma mesma UG controlar de forma separada recursos cuja contabilização deve ser feita também de forma separada. Em desuso.
GestãoNome da Gestão.
Código FavorecidoCódigo do destinatário do documento, por exemplo, seu CNPJ. Os favorecidos podem ser entes governamentais, entidades sem fins lucrativos ou demais pessoas jurídicas e pessoas físicas que recebem recursos públicos federais, independentemente da origem desses valores.
FavorecidoNome do destinatário do documento.
ObservaçãoTexto de livre preenchimento pelo emissor do documento, descrevendo de forma simplificada a sua finalidade.
Código Esfera OrçamentáriaCódigo que tem por finalidade identificar se a despesa pertence ao Orçamento Fiscal ("1"), da Seguridade Social ("2") ou de Investimento das Empresas Estatais ("3"), conforme disposto no § 5º do art. 165 da CF. 
Esfera OrçamentáriaDescrição da Esfera Orçamentária. Pode assumir os valores "Orçamento Fiscal", "Orçamento da Seguridade Social" ou "Orçamento de Investimentos".
Código Tipo CréditoCódigo que indica se o crédito foi previsto na Lei Orçamentária Anual (LOA) ou é decorrente de alguma alteração. Pode assumir o valor "A" para "Inicial (LOA)", "C" para "Especial", "G" para "Extraordinário", "O" para "Suplementar para Regra de Ouro", "W" para "RP Suplementar para Regra de Ouro", "X" para "RP Inicial (LOA)", "Y" para "RP Especial" e "R" para "RP Extraordinário".
Tipo CréditoDescrição do Tipo de crédito. Pode assumir os valores "Inicial (LOA)", "Especial", "Extraordinário", "Suplementar para Regra de Ouro", "RP Suplementar para Regra de Ouro", "RP Inicial (LOA)", "RP Especial" ou "RP Extraordinário".
Código Grupo Fonte Recurso

Código que indica a classificação combinada da origem (do Tesouro, de outras fontes, condicionados) e do exercício de destinação (exercício corrente e exercício anterior) de recursos orçamentários.

Fonte: Tesouro Gerencial (STN).

Grupo Fonte RecursoDescrição da Fonte do Recurso.
Código Fonte Recurso

Código de Especificação da Fonte de Recurso.

Fonte: Manual Técnico do Orçamento (SOF).

Fonte RecursoDescrição da Especificação da Fonte de Recurso.
Código Unidade Orçamentária

Código da unidade responsável pela coordenação do processo de elaboração da proposta orçamentária no seu âmbito de atuação, integrando e articulando o trabalho das suas unidades administrativas, tendo em vista a consistência da programação de sua unidade.

Fonte: Manual Técnico do Orçamento (SOF).

Unidade OrçamentáriaNome da Unidade Orçamentária.
Código Função

Código que identifica o maior nível de agregação das diversas áreas de atuação do setor público. Reflete a competência institucional do órgão, como, por exemplo, cultura, educação, saúde, defesa, que guarda relação com os respectivos Ministérios.

Fonte: Manual Técnico do Orçamento (SOF). 

FunçãoDescrição da Função.
Código Subfunção

Código que identifica um nível de agregação imediatamente inferior à Função e deve evidenciar a natureza da atuação governamental. De acordo com a Portaria nº 42, de 14 de abril de 1999, divulgada pela Portaria SOF/ME nº 2.520, de 21 de março de 2022, é possível combinar as Subfunções a Funções diferentes daquelas a elas diretamente relacionadas, o que se denomina matricialidade.

Fonte: Manual Técnico do Orçamento (SOF). 

SubfunçãoDescrição da Subfunção.
Código Programa

Código que indica o que se pretende alcançar com a implementação da Política Pública. Um Programa articula um conjunto de ações (orçamentárias e não-orçamentárias) suficientes para enfrentar um problema.

Fonte: Manual Técnico do Orçamento (SOF). 

ProgramaDescrição do Programa.
Código Ação

Código que indica o que será desenvolvido para alcançar o objetivo do programa. A ação traduz uma operação da qual resultam produtos (bens ou serviços) que contribuem para atender ao objetivo de um programa. Incluem-se também no conceito de ação as transferências obrigatórias ou voluntárias a outros entes da Federação e a pessoas físicas e jurídicas, na forma de subsídios, subvenções, auxílios, contribuições, entre outros, os financiamentos e as reservas de contingência.

Fonte: Manual Técnico do Orçamento (SOF). 

AçãoDescrição da Ação.
Linguagem CidadãDescrição em linguagem amigável de uma Ação.
Código Subtítulo (Localizador)

Código utilizado especialmente para identificar a localização física da ação orçamentária ou a localização física do seu beneficiário, não podendo haver, por conseguinte, alteração de sua finalidade, do produto e das metas estabelecidas.

Fonte: Manual Técnico do Orçamento (SOF). 

Subtítulo (Localizador)Descrição do Subtítulo/Localizador.
Código Plano Orçamentário

Código de identificação orçamentária, de caráter gerencial (não constante da LOA), vinculada à ação orçamentária, que tem por finalidade permitir que, tanto a elaboração do orçamento quanto o acompanhamento físico e financeiro da execução, ocorram num nível mais detalhado do que o do subtítulo/localizador de gasto.

Fonte: Manual Técnico do Orçamento (SOF). 

Plano OrçamentárioDescrição do Plano Orçamentário.
Código Programa Governo

Código identificador de acompanhamento do Plano Orçamentário.

Nome Programa GovernoDescrição do Programa de Governo (identificador de acompanhamento do Plano Orçamentário).
Autor EmendaIndica o Autor da Emenda para empenhos oriundos de Emendas Parlamentares. O autor pode ser identificado nas Emendas Individuais a partir de 2015, nas de Bancada a partir de 2017 (impositivas) e de 2021 (não Impositivas), nas de Comissão a partir de 2020 e nas de Relator a partir de também 2020.
Código Categoria de Despesa

Código que indica o efeito econômico da realização da despesa, ou seja, indica se é uma Despesa Corrente ("3")  ou uma Despesa de Capital ("4"). As Despesas Correntes são as que não contribuem, diretamente, para a formação ou aquisição de um bem de capital, enquanto as Despesas de Capital são as que contribuem, diretamente, para a formação ou aquisição de um bem de capital.

Fonte: Manual Técnico do Orçamento (SOF). 

Categoria de DespesaDescrição da Categoria de Despesa. Pode assumir o valor "Despesa Corrente" ou "Despesa de Capital".
Código Grupo de Despesa

Código que indica em qual classe de gasto será realizada a despesa. O Grupo de Despesa é um agregador de Elemento de Despesa com as mesmas características quanto ao objeto de gasto. Pode assumir os valores "1" (Pessoal e Encargos Sociais), "2" (Juros e Encargos da Dívida), "3" (Outras Despesas Correntes), "4" (Investimentos), "5" (Inversões financeiras) ou "6" (Amortização da Dívida).

Fonte: Manual Técnico do Orçamento (SOF). 

Grupo de DespesaDescrição do Grupo de Despesa. Pode assumir os valores "Pessoal e Encargos Sociais", "Juros e Encargos da Dívida", "Outras Despesas Correntes", "Investimentos", "Inversões financeiras" ou  "Amortização da Dívida".
Código Modalidade de Aplicação

Código que indica de que forma serão aplicados os recursos. Define se os recursos serão aplicados mediante transferência financeira, inclusive a decorrente de descentralização orçamentária para outros níveis de Governo, seus órgãos ou entidades, ou diretamente para entidades privadas sem fins lucrativos e outras instituições; ou, então, diretamente pela unidade detentora do crédito orçamentário, ou por outro órgão ou entidade no âmbito do mesmo nível de Governo.

Fonte: Manual Técnico do Orçamento (SOF). 

Modalidade de AplicaçãoDescrição da Modalidade de Aplicação.
Código Elemento de Despesa

Código que tem por finalidade identificar os objetos de gasto, tais como vencimentos e vantagens fixas, juros, diárias, material de consumo, serviços de terceiros prestados sob qualquer forma, subvenções sociais, obras e instalações, equipamentos e material permanente, auxílios, amortização e outros que a Administração Pública utiliza para a consecução de seus fins.

Fonte: Manual Técnico do Orçamento (SOF). 

Elemento de DespesaDescrição do Elemento de Despesa.
ProcessoNúmero do processo que deu origem à Despesa.
Modalidade de LicitaçãoDefine qual das Modalidade de Licitação existentes foi a utilizada para a compra. Por exemplo, "Concurso", "Convite", "Concorrência", "Regime Diferenciado de Contratações Públicas" etc.
IncisoIndica o inciso da Lei utilizado como respaldo para a Modalidade de Licitação utilizada.
AmparoIndica a Lei ou normativo legal utilizado como respaldo para a compra.
Referência de Dispensa ou InexigibilidadeCampo indicando a referência que justificou a dispensa de licitação, se esta ocorreu.
Código ConvênioCampo indicando, quando a despesa é relacionada a um Convênio específico, o código respectivo do Convênio/Acordo.
Contrato de Repasse / Termo de Parceria / OutrosCampo indicando, quando a despesa é relacionada a um Contrato de Repasse / Termo de Parceria / Outros específico, o código respectivo do Contrato de Repasse / Termo de Parceria / Outros.
Valor Original do EmpenhoValor do Empenho na moeda utilizada pela UG emitente do documento. A partir de 2021, o valor original do Empenho pode ser atualizado e as alterações são registradas na planilha AAAAMMDD_Despesas_ItemEmpenhoHistorico.csv. 
Valor do Empenho Convertido pra R$Valor convertido para reais quando o Empenho é emitido por UG do exterior ou repetição do valor em reais, quando emitido por UG do Brasil.
Valor Utilizado na ConversãoTaxa utilizada para conversão entre a moeda da UG emitente e o Real.