Portal do Governo Brasileiro

OK

02/10/2009
Portal da Transparência tem recorde mensal de visitas

Faltando menos de dois meses para completar cinco anos de existência, o Portal da Transparência, criado e administrado pela Controladoria-Geral da União (CGU), atingiu, em setembro último, a marca de 181 mil visitas, recorde de visitantes em um único mês (Veja tabela abaixo). Como cada visitante consulta várias páginas, o número de páginas visitadas chegou a 2,2 milhões em setembro, o que é outro recorde para um período de um mês.

Em agosto deste ano, o número de visitas ao Portal da Transparência já tinha sido recorde, tendo chegando a 169 mil, contra 127 mil visitas registradas em julho. Desde a sua criação, em novembro de 2004, até 30 de setembro último, o Portal já teve 3,9 milhões de visitas. Este ano, até setembro, faltando, portanto, três meses para o final do ano, o Portal já recebeu 1,181 milhão de visitas, contra 1,443 milhão registradas ao longo de todo o ano passado.

Para o ministro-chefe da CGU, Jorge Hage, “esse crescimento reflete o êxito da nossa política de estímulo à participação dos cidadãos no acompanhamento das despesas públicas e dos programas de governo, como o Bolsa Família, os programas de saúde, de educação, de habitação, de agricultura familiar e dos investimentos em infra-estrutura, pois tudo isso está exposto com detalhes, no Portal da Transparência”.

Referência global

Os recursos do orçamento público federal expostos ao controle da sociedade, no Portal da Transparência, chegaram, este mês, à cifra de R$ 5,9 trilhões, dispostos em quase 857 milhões de informações registradas.

Várias vezes premiado, inclusive pelas Nações Unidas, o Portal da Transparência do Governo Brasileiro é hoje referência internacional e um dos mais completos do mundo em seu gênero. Seu lançamento veio facilitar o controle social dos gastos públicos, permitindo a qualquer cidadão, sem a necessidade de senha, acompanhar a execução orçamentária dos programas e ações do Governo Federal.

Como conseqüência do funcionamento do Portal da Transparência e de outras iniciativas do governo brasileiro, nos últimos anos, na promoção da transparência dos gastos públicos, o Brasil foi considerado o oitavo país mais transparente do mundo, num ranking de 85 países pesquisados pela Parceria Internacional sobre Orçamento, uma ONG sediada em Washington, DC, nos Estados Unidos.

Portal da Transparência

Relatório de Estatísticas de Acesso

2009

Visitas

Janeiro

106.628

Fevereiro

96.499

Março

131.332

Abril

118.262

Maio

124.401

Junho

126.039

Julho

127.882

Agosto

169.302

Setembro

181.184

Outubro

-

Novembro

-

Dezembro

-

Média Mensal

131.281

Total

1.181.529

 

Assessoria de Comunicação Social
Controladoria-Geral da União

voltar para o menu acessível