Portal do Governo Brasileiro

OK

08/09/2009
Portal da Transparência bate recorde de acessos no mês de agosto

O Portal da Transparência do Governo Federal teve no mês de agosto número recorde de acessos em 2009, com 169.302 visitas. De janeiro a agosto, o número de visitas ao Portal chegou a 1,04 milhão, o maior para o período em comparação ao ano passado, com média mensal de 125.043 acessos. Em 2008, o total de acessos durante todo o ano, foi de 1,44 milhão, com média mensal de 120.301.

O aumento do número de acessos ao Portal da Transparência em agosto, acentuado a partir do dia 10, decorreu principalmente do lançamento da campanha "Direito de Saber", composta de três filmes publicitários que ensinam o caminho para acompanhar a aplicação do dinheiro público por meio do Portal.

A última carga de dados do Portal entrou no ar no dia 31 de agosto, o eleva para mais de R$ 5,8 trilhões o valor de recursos do orçamento público federal expostos ao controle social, em mais de 855 milhões de informações registradas.

Esses dados correspondem a 5.575 ações de governo, decorrentes de 536 programas oficiais. Entre os beneficiários dos pagamentos estão mais de 21 milhões de pessoas físicas, incluindo os programas sociais, como o Bolsa Família, por exemplo.

Lançado para facilitar o controle social dos gastos públicos, o portal é um dos mais completos sítios do gênero existentes no mundo, já recebeu prêmios nacionais e internacionais, inclusive das Nações Unidas, passando a ser referência global em seu gênero.

O Portal permite a qualquer cidadão, sem a necessidade de senha, acompanhar e fiscalizar a execução orçamentária dos programas e ações do Governo Federal. Além disso, utiliza linguagem simples e acessível, além de navegação amigável, de forma a ser praticada e compreendida não apenas por iniciados em orçamento público ou especialistas em informática.

 

Assessoria de Comunicação Social
Controladoria-Geral da União

voltar para o menu acessível