Portal do Governo Brasileiro

OK

30/04/2008
Portal da Transparência é premiado em concurso promovido pela ENAP

O Portal da Transparência, site criado e mantido pela Controladoria-Geral da União (CGU) na internet, foi classificado entre as dez iniciativas vencedoras do 12º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal , tendo sido premiado com o quinto lugar. A cerimônia de premiação foi realizada hoje pela manhã, no Clube do Exército, em Brasília, e contou com a presença do ministro do Planejamento, Paulo Bernardo.

Durante a cerimônia, Paulo Bernardo destacou a importância cada vez maior de o governo investir na melhoria dos serviços prestados à sociedade, afirmando que “o grande desafio é melhorar a qualidade do gasto público e as práticas de gestão”.

O concurso – promovido pela ENAP em parceria com o ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, e com o apoio da Embaixada da França e da Cooperação Espanhola – r epresenta um estímulo à disseminação de soluções inovadoras, com efetividade comprovada, desenvolvidas há pelo menos um ano, em organizações do governo federal, com o objetivo de aumentar a governança das políticas públicas.

Desde a sua criação, em 1996, o Concurso Inovação recebeu 1.030 inscrições, tendo premiado 281 iniciativas, procedentes dos mais diversos órgãos da Administração Pública Federal. Para a 12ª edição do concurso foram inscritos 117 projetos. A primeira colocação ficou com o projeto “Coleta de Dados por Computadores de Mão para Censos de Proporções Continentais”, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Portal da Transparência

O Portal da Transparência foi lançado em novembro de 2004 para facilitar o controle social dos gastos públicos. Um dos mais completos sítios do gênero existentes no mundo, ele permite a qualquer cidadão, sem a necessidade de senha, acompanhar a execução orçamentária dos programas e ações do Governo Federal.

No Portal estão disponíveis dados de todos os recursos federais transferidos a Estados e Municípios; os benefícios repassados diretamente a cidadãos; além dos gastos realizados pelo próprio Governo Federal em compras ou contratação de obras e serviços, inclusive os gastos efetuados com cartões de pagamento. A atualização das informações é feita mensalmente.

Atualmente estão disponíveis no Portal cerca de 636 milhões de informações, que se referem a quase R$ 4,3 trilhões.

Assessoria de Comunicação Social
Controladoria-Geral da União


voltar para o menu acessível