Portal do Governo Brasileiro

OK

19/04/2013
CGU publica Catálogo de Dados do Executivo Federal

Com o intuito de incrementar a transparência de dados e o acesso à informação pública, a Controladoria-Geral da União (CGU) publicou, nesta semana, o catálogo e o relatório final do projeto Catálogo de Dados. A iniciativa tem o objetivo de reunir o mapeamento de dados e informações que os órgãos e as entidades do Poder Executivo Federal disponibilizam na internet, a fim de facilitar o acesso a tais conteúdos e orientar a elaboração de políticas públicas de promoção da transparência.

Produzido em 2012, o Catálogo abarca 271 órgãos e entidade do Executivo Federal. Foram registrados conjuntos de dados encontrados nos sites oficiais dos órgãos, publicados de maneira estruturada ou semiestruturada. E engloba, por exemplo, os seguintes tipos de informações: as provenientes de atividades finalísticas das organizações, resultado de ações e políticas; as derivadas de pesquisas; as de interesse social; as que sejam geolocalizados; as de séries históricas; as dos serviços de concessão; as relativas às despesas públicas do órgão.

Por promover o acesso a dados e informações, o documento ajuda órgãos e entidades do Poder Executivo Federal no atendimento à Lei de Acesso à Informação (Lei 12.527/2011), em vigor desde maio de 2012, podendo, inclusive, ser utilizado como ferramenta auxiliar aos Serviços de Informações ao Cidadão (SIC).

O projeto Catálogo de Dados é uma iniciativa da Controladoria-Geral da União (CGU) e do Ministério de Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) e conta com o apoio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). É possível baixar o catálogo nos formatos .csv e .xls, bem como o relatório final do projeto, que explica a metodologia utilizada para a criação do Catálogo.

Assessoria de Comunicação Social
Controladoria-Geral da União

voltar para o menu acessível