Portal do Governo Brasileiro

OK

18/10/2012
CGU participa de seminário sobre boas práticas em contratações públicas

A Controladoria-Geral da União (CGU) participa, nos dias 18 e 19 de outubro, em Brasília (DF), do I Seminário sobre Boas Práticas em Contratações Públicas. O evento, promovido pela Câmara dos Deputados, em parceria com a Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla), tem por objetivo disseminar experiências exitosas, em todos os poderes e esferas governamentais, relacionadas à formalização e execução de processos licitatórios e contratos nas áreas de Tecnologia da Informação (TI), Terceirização e Obras.

Na quinta-feira (18/10), às 15h, o ministro-chefe da CGU, Jorge Hage, realiza palestra onde apresenta casos de pedidos de informações públicas envolvendo licitações e contratos, mostrando os efeitos positivos da Lei de Acesso no controle social relacionado à temática do Seminário.

Já na sexta-feira (19/10), das 10h30 às 12h, ocorre um debate sobre “Obras”. Desse painel participam o diretor de Auditoria da Área de Infraestrutura da CGU, Wagner Rosa da Silva, e o general do Exército Carlos Alberto Maciel Teixeira. O secretário de Prevenção da Corrupção e Informações Estratégicas, Mário Vinícius Claussen Spinelli, é o moderador das discussões.

Durante o evento, haverá o lançamento oficial da comunidade virtual sobre Boas Práticas em Contratações Públicas no espaço e-Democracia da Câmara dos Deputados. A página servirá para consultas acerca das boas práticas que tenham gerado resultados efetivos no aprimoramento da Administração Pública, tais como: redução de custos, mitigação de riscos de fraude ou de interrupção indesejada em processos de contratação.

Também participam do evento o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Benjamin Zymler; a ministra do Superior Tribunal de Justiça, Eliana Calmon; o deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS); o secretário de Logística e de Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Delfino Natal de Souza; e Carlos Oest, consultor da Petrobrás

Enccla

A Enccla, instituída em 2003, é uma articulação entre mais de 60 órgãos dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, dos Ministérios Públicos Federal e Estaduais, além de representantes da sociedade civil. Trata-se de uma atuação conjunta entre entidades do Governo Federal que trabalham com fiscalização, controle e inteligência, com vistas a aprimorar a prevenção e o combate à corrupção e à lavagem de dinheiro. Desde a edição de 2007, a Estratégia passou a ser coorganizada pela CGU e pelo Ministério da Justiça (MJ).

Serviço

Data: 18 e 19 de outubro de 2012
Horário: 9h
Local: Auditório Nereu Ramos – Anexo I, Câmara dos Deputados, Brasília (DF)
Informações: http://www2.camara.gov.br/participe/eventos/i-seminario-sobre-boas-praticas-em-contratacoes-publicas

 

Assessoria de Comunicação Social
Controladoria-Geral da União

voltar para o menu acessível