Portal do Governo Brasileiro

OK

13/12/2006
Portal da Transparência recebe Prêmio Nacional de Desburocratização Eletrônica

O Portal da Transparência, sítio mantido pela Controladoria-Geral da União (CGU) na internet, foi agraciado com o II Prêmio Nacional de Desburocratização Eletrônica – concedido pelo Sistema Firjan (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro) e pela FGV Projetos –, na categoria Federal, modalidade G2C (Governo-para-Cidadãos). A cerimônia de premiação acontece, nesta quinta-feira (14), no Centro de Convenções do edifício-sede do Sistema Firjan, no Rio de Janeiro.

O sítio (www.portaldatransparencia.gov.br), que acaba de passar por uma reformulação, foi lançado em novembro de 2004 para facilitar o controle social dos gastos públicos. Ele permite a qualquer cidadão, sem a necessidade de senha, acompanhar a execução orçamentária dos programas e ações do Governo Federal. O Portal da Transparência já conta com mais de 433 milhões de registros, envolvendo recursos da ordem de R$ 2,7 trilhões. A atualização das informações é feita mensalmente.

No Portal estão disponíveis dados de todos os recursos federais transferidos a Estados e Municípios; os benefícios repassados diretamente a cidadãos; além dos gastos realizados pelo próprio Governo Federal em compras ou contratação de obras e serviços, inclusive os gastos efetuados com cartões de pagamento.

O Portal da Transparência concorreu com projetos de todo o país, tendo sido avaliado por uma comissão julgadora composta por jornalistas, empresários, gerentes de TI (Tecnologia da Informação), além de diretores da Firjan, da FGV Projetos e do Sebrae/RJ. De acordo com o diretor de Sistemas e Informação da CGU, José Geraldo Loureiro Rodrigues, o prêmio é o reconhecimento da iniciativa da Controladoria no sentido de promover a transparência e a publicidade dos gastos públicos e incentivar o exercício da cidadania.



voltar para o menu acessível