Portal do Governo Brasileiro

OK

14/08/2012
Brasil sediará conferência internacional anticorrupção

O Brasil será sede, de 7 a 10 de novembro, da 15ª Conferência Internacional Anticorrupção (IACC). Promovida pela Transparência Internacional (TI), organização não-governamental dedicada ao combate à corrupção em todo mundo, e organizada pela AMARRIBO BRASIL (representante da TI no Brasil) e pela Controladoria-Geral da União (CGU), com o apoio do Instituto Ethos, o evento acontecerá em Brasília (DF) e reunirá chefes de Estado, sociedade civil e os setores público e privado para discutir boas práticas, compartilhar experiências e traçar estratégias comuns para o desenvolvimento de medidas de prevenção e combate à corrupção.

“Vamos apresentar o mapeamento dos avanços ocorridos desde a última conferência, em 2010, em Bancoc, na Tailândia, discutir e replicar as boas práticas, traçar diretrizes a serem implementadas pelos governos em relação ao combate à corrupção e formar novos agentes de mudança, qualificando os já atuantes na luta anticorrupção”, declara Leo Roberto Galdino Torresan, presidente da AMARRIBO BRASIL. “Esperamos que, com a conferência, o tema corrupção seja trazido intensamente ao centro dos debates e, com isso, aumente a conscientização de cidadãos, entidades, poder público e empresas sobre dos danos que ela causa ao Brasil", completa Torresan.

A Transparência Internacional convidou o Brasil a sediar a 15ª IACC em reconhecimento à importância que o país tem atribuído ao tema da luta contra a corrupção e pelo protagonismo e liderança que tem exercido nesta área.

Para o ministro-chefe da Controladoria-Geral da União (CGU), Jorge Hage, “ao sediar a conferência, o Brasil poderá ampliar a discussão, com os países convidados, sobre as medidas implementadas na área e os grandes avanços alcançados, fortalecendo nossa posição de liderança como referência global na promoção da transparência e na prevenção e combate à corrupção”.

Cooperação internacional

A Conferência Internacional Anticorrupção (IACC) é realizada a cada dois anos em um país escolhido pela organização do evento e busca promover a cooperação internacional entre as organizações internacionais que atuam no combate à corrupção e cidadãos de todas as regiões do planeta. A IACC tem como objetivo apoiar, capacitar e envolver as pessoas de todos os setores e países para lutarem contra a corrupção. A última edição do evento, em Bancoc, na Tailândia, atraiu cerca de 1,5 mil participantes, de 135 países.

Temas que serão discutidos

• Agentes de mudanças: como transformar a onda de mobilizações contra a corrupção pelo mundo em mudanças reais e irreversíveis, conectando indivíduos e movimentos pelo mundo.
• Impunidade: soluções e repostas contra a impunidade.
• Pós Rio+20: estamos em um caminho para um futuro transparente e sustentável?
• Dinheiro Público: como garantir a transparência e o controle social da gestão pública – ações de todos os setores da sociedade.
• Corrupção nos esportes: jogos limpos dentro e fora de campo – Copa 2014 e Olimpíadas 2016.
• Transição de governos e corrupção: como garantir transições políticas que levem a governos justos e transparentes.
• Agenda global de governança contra a corrupção.

Inscrições abertas

As inscrições para a 15ª Conferência Internacional Anticorrupção já estão abertas e podem ser feitas pelo site www.15iacc.org. O processo de inscrição é coordenado pela Transparência Internacional, e os recursos arrecadados serão destinados à entidade.

Serviço

Evento: 15ª Conferência Internacional Anticorrupção
Data: 7 a 10 de novembro
Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães, Brasília (DF)
Inscrições: pelo site www.15iacc.org

Sobre a AMARRIBO BRASIL

A AMARRIBO BRASIL é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), entidade sem fins lucrativos, que atua em sinergia com a sociedade civil, a administração pública, lideranças políticas e a iniciativa privada, para acompanhar a gestão dos bens públicos, promover a probidade, e combater a corrupção. A AMARRIBO BRASIL é uma das fundadoras e faz parte do Conselho da Articulação Brasileira contra a Corrupção e a Impunidade (ABRACCI), do Conselho Gestor da 1ª Conferência Nacional de Transparência e Participação Social (CONSOCIAL), participa do Comitê dos Jogos Limpos para a Copa 2014 e as Olimpíadas 2016; é sociofundadora do Instituto de Fiscalização e Controle (IFC), com sede em Brasília, e do Movimento Mulheres da Verdade, com sede em São Paulo.

 

Assessoria de Comunicação Social
Controladoria-Geral da União

voltar para o menu acessível