Portal do Governo Brasileiro

OK

09/06/2005
Segunda etapa do Portal da Transparência já está no ar

A Controladoria-Geral da União (CGU) lançou nesta terça-feira (7/6), na abertura do IV Fórum Global de Combate à Corrupção, a segunda etapa do Portal da Transparência. Com isso, ficam disponíveis na internet, de forma detalhada, os gastos da administração pública federal. “Agora, os cidadãos vão ter acesso a cada uma das despesas do governo”, afirma José Geraldo Loureiro Rodrigues, diretor de Sistemas e Informação da CGU.

Trata-se de uma antiga reivindicação de organizações não-governamentais que, por sua vez, se tornou um compromisso do atual governo. A implementação do Portal da Transparência é realizada em três etapas. A primeira delas teve início em novembro, quando foram disponibilizados na internet os registros de transferências de recursos do governo federal para Estados e municípios.

A segunda, que coincide com a realização do IV Fórum em Brasília, permite o acesso aos registros de gastos, despesas e pagamentos realizados por todas as áreas do governo federal. “No Portal, nós já colocamos mais de 187 milhões de registros, inclusive citando o nome do favorecido”, explica Rodrigues. “São informações sobre a aplicação de mais de R$ 45 bilhões”, completa.

A terceira etapa, prevista para agosto, disponibilizará informações sobre as operações de financiamento de crédito operacionalizadas pelas agências financeiras oficiais de fomento (Banco do Nordeste do Brasil S.A., Banco da Amazônia S.A., Banco do Brasil S.A., Caixa Econômica Federal e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social-BNDES).



voltar para o menu acessível